Um país tão diverso e extenso como o Brasil tem uma culinária muito rica e com particularidades em cada região. A culinária nordestina possui influências indígena, africana e portuguesa. Caracterizados pela presença marcante de temperos fortes e apimentados, os pratos desta região têm uma mistura de sabores inconfundível.
Se você quer provar ou ter novamente a experiência de saborear a comida originária do Nordeste do país, o Receitas separou 10 opções bem saborosas e fáceis de preparar. Confira!
Arroz de Hauçá
Popular na Bahia, o arroz de hauçá consiste em arroz sem sal, cozido com bastante água para ficar quase desmanchando. O prato combina molho de pimenta-malagueta, camarão ralados na pedra, e carne-seca frita com alho e cebola.
Bobó de camarão
De origem africana, o bobó de camarão ganhou espaço na culinária baiana e de todo o Nordeste. Com consistência cremosa, a receita é feita com camarão, mandioca, leite de coco, azeite de dendê e bastante tempero.
Acarajé
Símbolo da culinária baiana, o acarajé tem raízes africanas. Ele consiste em um bolinho de feijão-fradinho frito em azeite de dendê que pode ser recheado com vatapá e caruru.
Baião de dois
Clássico da cozinha cearense, o baião de dois é consumido em todo o Brasil. O prato combina feijão-verde, arroz, queijo coalho e carne-seca. Uma delícia!
Rubacão
Prato típico da Paraíba, o rubacão é uma variação do baião de dois. A diferença entre as receitas está na cremosidade da receita paraibana que leva nata e leite.
Arroz de cuxá
Clássico maranhense, o arroz de cuxá mistura os sabores de camarão seco e vinagreira, uma planta típica da região. Um peixe empanado completa e finaliza o prato.
Sarapatel
Sarapatel é um prato típico do Piauí. A receita leva vísceras de porco – fígado, bofe, língua, goela e coração – e temperos.
Bolo de rolo
Não dá para falar de Pernambuco sem citar o bolo de rolo. O recheio mais tradicional do quitute é o de goiabada. De massa fininha, o bolo de rolo ainda é finalizado com açúcar.
Pudim de tapioca
O pudim de tapioca é uma sobremesa tradicional do Alagoas. Também chamado de bolo ou cuscuz de tapioca, o doce é simples de fazer, leva poucos ingredientes e não precisa de fogão para ficar pronto.
Cartola de banana
Popular na culinária nordestina, a cartola de banana é fácil de preparar e leva poucos ingredientes. O quitute combina banana, queijo, manteiga e açúcar.