É possível fazer o seu próprio molho e expandir seus horizontes com a combinações de sabores
É difícil resistir à fartura de vegetais recém colhidos, mas quando eles estão em casa e na geladeira, a ideia de como você vai comê-los pode gerar dúvidas.
A coisa mais fácil de fazer com vegetais crus é misturá-los com molho e chamar de salada. Ou um acompanhamento. Ou ambos. Se isso parece muito chato, é hora de apimentar as coisas com molho caseiro. É possível fazer o seu próprio molho e expandir seus horizontes.
Fazer molho de salada caseiro é fácil. Quando se trata de combinações de sabores, você está limitado apenas pela sua imaginação e não restrito a industrializados.
Aqui estão métodos e dicas para molho de salada caseiro após anos de experimentação.
Comece com um vinagrete
Se esta é a primeira vez que você faz molho caseiro, não há como errar com um vinagrete clássico. Esta é a mistura tradicional de gordura e ácido – normalmente óleo e vinagre ou suco cítrico – sal e pimenta a gosto.
A proporção básica é de três partes de óleo para uma parte de líquido ácido (como 3 colheres de sopa de azeite para 1 colher de sopa de vinagre) para fazer molho suficiente para uma ou duas saladas.
No entanto, esta fórmula é mais uma diretriz aproximada do que uma regra absoluta; portanto, se você gosta de vinagre ou frutas cítricas, pode preferir uma proporção de 2 para 1 ou mesmo de partes iguais.
Brinque com os elementos de óleo e ácido e adicione outros ingredientes para dar complexidade e sabor, como:
Cebolas picadas ou alho
Ervas frescas picadas ou algumas pitadas de ervas secas
Mostarda — Dijon é tradicional, mas você pode escolher o seu favorito
Adocicados como mel, xarope de bordo, açúcar de coco ou néctar de agave
Ou escolha uma dessas combinações e ajuste a gosto, substituindo conforme desejado:
Azeite + vinagre balsâmico + alho assado
Óleo de abacate + suco de limão + coentro picado
Azeite + sumo de limão + mostarda moída no caroço + cebolas picadas
Óleo de noz + vinagre de champanhe + tomilho fresco ou endro
Óleo de gergelim + vinagre de arroz + suco de laranja + mel
Molhos cremosos
Uma vez que você se sinta confortável em misturar vinagretes de todas as variedades imagináveis, é apenas um passo extra para levar seu molho caseiro para o próximo nível com um elemento cremoso.
A cremosidade também não precisa vir exclusivamente dos laticínios. Embora o iogurte grego, o leite de manteiga, a maionese e o creme azedo sejam frequentemente usados para dar ao molho aquele sabor rico que todos amamos, suas alternativas à base de plantas funcionam tão bem quando misturadas ao molho. Alimentos como abacate, missô, tahine e manteiga de nozes também podem ter o mesmo efeito.
No caso do meu molho Caesar favorito, o queijo parmesão funciona em conjunto com leite de manteiga ou iogurte para criar uma textura cremosa.
Tente qualquer uma destas receitas para você ir:
Molho italiano cremoso com maionese (normal ou vegana)
Molho de abacate
Molho de limão
Molho de gengibre
Molho de manteiga de caju picante
Quanto ao molho ranch, admito: embora eu tenha uma receita em meu livro de receitas “Lanches clássicos feitos do zero”, às vezes não consigo resistir ao desejo pela versão engarrafada. Se você se sente da mesma forma sobre o molho ranch, não há vergonha em manter um industrial por perto.
No entanto, se você quiser fazer molho ranch caseiro, não é muito difícil. Pegue uma mistura de maionese, creme azedo e iogurte ou leite de manteiga com alho, endro, salsa e/ou cebolinha e especiarias. Eu sempre uso sal e pimenta-do-reino moída na hora, mas os mais aventureiros podem usar molho picante, flocos de pimenta ou tempero Cajun.
Dicas e truques de molhos caseiros
Para obter uma textura mais cremosa e espessa para qualquer molho caseiro, bata no liquidificador ou processador de alimentos. Isso ajuda a emulsionar uniformemente o óleo com o ácido e mantém a emulsão estável por mais tempo. Eu uso essa técnica na maioria dos meus molhos; experimente com um vinagrete de manjericão.
Use uma casca de frutas cítricas ralada na hora em seu molho para adicionar um toque extra de sabor. A casca é embalada com óleos essenciais, que irão permear o molho. Se você não quiser pedaços de casca (por mais ralada que esteja) no molho acabado, simplesmente mergulhe-os no vinagre por 15 a 30 minutos e peneire antes de bater.
Deixe seus molhos funcionarem como marinadas. Se você faz com molhos engarrafados, pode fazer com os caseiros. Não se esqueça, no entanto, que uma vez que a carne crua entrou em contato com a marinada, você não pode usá-la para mais nada. Portanto, certifique-se de guardar um pouco de molho fresco para servir com a refeição, se desejar.
Por fim, você sempre pode reverter um molho caseiro com restos de molhos e cremes. Diminua a consistência de um molho mais grosso com vinagre, suco de limão ou até mesmo um pouco do caldo, provando e ajustando durante o processo.